Tribo da Estrela

Métodos para reduzir danos causados pelos Animais

5 comentários

No início deste mês quando vos apresentamos o Javali, contámos que ele nos tinha causado alguns problemas com as nossas bolotas!

Posto isto a Tribo propôs-se a pesquisar maneiras de proteger as nossas sementeiras não só dos javalis como também de roedores e aves.

Numa primeira pesquisa encontramos soluções como tubos de PVC ou arame, como nas imagens abaixo.

pvc

Mas não era isto que procurávamos! Queríamos uma solução que, por exemplo se enquadrasse na paisagem, uma solução mais natural e que principalmente não magoasse nenhum animal, porque nós só queremos afastá-los.

Então a Tribo continuou a sua pesquisa e descobrimos coisas bem interessantes!

Sabiam que podemos fazer infusões com plantas que servem como repelente para os animais? Pois é! Por exemplo…

plantasDa esquerda para a direita estas plantas são o Loendro, a Arruda e a Alforva.

Ao cozermos o Loendro e a Arruda conseguimos obter uma solução repelente na qual se deve mergulhar a semente durante 1 dia. Mas atenção! São plantas venosas temos de usar luvas!
No caso da Alforva só se misturam os grãos com as sementes, porque ela tem um cheiro muito activo e desagradável!

Outras alternativas que eram usadas antigamente e se foram perdendo como:

 – A cinza, que evita que os pássaros comam as sementes.
– Excrementos de porco devido ao seu cheiro activo e desagradável.
– Cabelos humanos. Antigamente muitos agricultores espalhavam cabelos cortados nas suas hortas para os coelhos bravos não lhe comerem as couves. Esta técnica funciona também com os javalis, e é uma técnica muito simples para quando plantarmos as nossas árvores!

5 thoughts on “Métodos para reduzir danos causados pelos Animais

  1. No ano passado foi-me ensinado por uma pastora um truque para zonas em que andem rebanhos, pois tinha árvores novas e não queria que comessem os rebentos novos. Num balde diluir excrementos de ovelha com água e depois com um ramo de giesta salpicar a árvore e terreno em redor, as ovelhas e cabras não se aproximam.

  2. Uma vez que a solução das infusões é capaz de ser a melhor, seria interessante saber em que altura podemos recolher o Loendro, a Arruda e a Alforva.. è na mesma altura que fazemos as sementeiras? É em qualquer altura do ano?
    Acho que deveriam acrescentar no post, para que as pessoas se possam precavir atempadamente para as sementeiras futuras… (=

  3. Olá, eu já tinha feito uma pesquisa sobre este assunto e realmente também não encontrei muitas opções. Parece-me que a mais interessante será a das soluções repelentes. 🙂

  4. Confesso que não me pareceram grandes opções.. Mas a verdade é que também não existem grandes alternativas (a não ser produtos quimicos…)
    Talvez a melhor seja mesmo a da infusão.. ou no caso de utilizar as redes, pelo menos reutilizá-las.. para os mais engenhocas, deixo aqui esta opção:

    (um aparte.. acho que não são só os excrementos de porco que têm um cheiro activo e desagradável.. 😀 )

  5. Eu acho que a ideia dos cabelos e das infusões é muito porreira! Quanto aos cabelos, é bem fácil de arranjar, tal como pedimos garrafas nos restaurantes, teríamos que mudar um pouco de sitio, e pedir as cabeleireiras que quando varressem os cabelos juntassem tudo num saco 🙂 eu tenho a barbearia do meu tio, já é um começo 😛

Deixar um comentário