Tribo da Estrela

Espécie do Mês – Salamandra Lusitânica

Deixe um comentário

A Salamandra Lusitânica (Chioglossa lusitanica) é uma espécie endémica da Península Ibérica que habita em ambientes muito húmidos de zonas montanhosas e não poluídos (abaixo dos 1500 m de altitude).

 3

Estima-se que o número total de indivíduos adultos ronde os 10.000 e é considerada uma espécie vulnerável à extinção. As principais ameaças ao seu habitat são a poluição dos cursos de água, desvio de água para regas, agricultura e plantação de eucalipto.

O comprimento varia de 120 mm a 150 mm e o peso de 2 g a 3,3 g; as fêmeas são geralmente maiores. Apresenta um corpo esguio e comprido (cauda ~ 2/3 do corpo), duas bandas dorsais douradas ou vermelho-acobreadas que contrastam com a coloração preta de fundo; ventre cinza escuro com pontos brancos. Cabeça achatada, com olhos proeminentes.

Alimenta-se de insectos, aracnídeos e moluscos; é predada por cobras-de-água, salamandras e sapos. Defende-se fugindo para locais aquáticos mas adicionalmente pode soltar a cauda como muitos lagartos e secreta também um muco viscoso para se tornar difícil de apanhar.

Dimorfismo sexual: Aparecimento de calosidades nupciais nas patas anteriores e região da cloaca mais proeminente durante a época de acasalamento (Maio – Novembro).

Tal como outros anfíbios (rã, sapo) a salamandra também passa pelo processo de metamorfose de larva para corpo adulto.

 

Fonte: www.naturlink.sapo.pt

Deixar um comentário